Ilhéus vai implantar programa de saúde Melhor em Casa

 

Ilhéus será o segundo município na Bahia a receber o programa do Ministério de Saúde, o Melhor em Casa, que desde que foi lançado, em 2011, e vem beneficiando diversas cidades em outros estados como Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Na Bahia, o município de Eunápolis foi o primeiro a aderir ao programa. Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica e com possibilidade de desospitalização, por exemplo, são atendidas por equipes multidisciplinares durante toda a semana, 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão, nos finais de semana e feriados.

 

As equipes são formadas, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. Em Ilhéus, a secretaria Municipal da Saúde já adquiriu um veículo que fará a locomoção da equipe, que inicialmente estará voltada para atender a bairros da zona norte de Ilhéus. Além de desafogar o atendimento nos hospitais, o secretário de Saúde de Ilhéus, Ronaldo Lavigne, explicou que o serviço vai ajudar a aperfeiçoar o atendimento à população, aumentando a frequência e melhorando a qualidade do serviço prestado pelo município. “Com o Melhor em Casa, o sistema municipal de saúde passa a oferecer um tratamento mais humanizado e em casa, próximo de seus familiares, o que aumenta as chances de uma recuperação mais rápida”, explica. 

 

Ilhéus já conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que funciona no Hospital Geral Luis Viana Filho há cerca de quatro anos, com o apoio do Governo do Estado. Com o Melhor em Casa, salientou Lavigne, o atendimento domiciliar em Ilhéus passará a contar com mais um suporte, graças a uma parceria entre o município e o Governo Federal.

 

Para solicitar o serviço do Melhor em Casa, voltado para atender ao fluxo da Atenção Básica do Município, o interessado deve procurar o serviço através dos profissionais do Posto de Saúde ou do Programa de Saúde da Família (PSF), cuja solicitação será enviada ao Núcleo de Apoio a Estratégia de Saúde da Família (Nasf), que acionarão a equipe do Melhor em Casa para iniciar o processo de avaliação. As equipes do Melhor em Casa também atuarão de maneira integrada com os serviços da Atenção Básica, Unidades com Salas de Estabilização, Upas, Samu 192 e com as unidades hospitalares.

Mudanças – Recentemente o Ministério da Saúde mudou algumas regras do programa para ampliar o número de municípios aptos a receberem o Melhor em Casa. Municípios com mais de 40 mil habitantes poderão implantar o programa, desde que tenham o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou serviço próprio de atendimento às urgências, além de possuir um hospital de referência. A portaria anterior restringia os municípios de 40 mil habitantes às regiões metropolitanas.

O município que tiver acima de 150 mil habitantes poderá implantar uma segunda equipe de atendimento domiciliar e assim sucessivamente. Antes, os municípios precisavam alcançar a população de 200 mil habitantes para constituir a segunda equipe.